Hoje dia nove de janeiro de dois mil e dez;
Posso dizer que em dois dias as coisas mudaram bastante, nada ainda está resolvido, mas as perspectivas já são bem melhores, mas a esperança cresceu, e isto já é um fator positivo.
Ei espere ai! Isto não é um diário, é apenas um comentário dos acontecimentos, mas não vou revelar sobre o que, são coisas minhas. Só quero passar o meu estado de espírito, estou tentando me concentrar para criar alguma coisa que me pareça interessante.
Todas as pessoas que escrevem, tem alguma coisa de excentricidade, (não quero dizer que obrigatoriamente sejam excêntricas).
E não sei se sou ou não, talvez seja eu não posso analisar a mim mesmo, deixarei para que outros o façam, não me importo com o que pensem de mim, o interessante é que conheçam meu jeito de ver o mundo.
Observando as coisas que estão acontecendo em relação ao comportamento da natureza, e sendo eu um crente em Deus, deduzo o seguinte:
Deus é o criador de todo o universo, sendo o criador do universo, conseqüentemente é o criador da natureza.
O homem também é um ser criado por Deus, e como aprendi que o homem por ser racional, e superior a todos os animais que não são racionais, teria a incumbência e domínio sobre a terra, domínio sobre animais, plantas.
Mas o homem esqueceu que sobre a natureza ele não tem domínio, e que também não pode agredi-la, por que a natureza é um instrumento do criador e não deve ser agredida, por que quando nós agredimos a natureza, ela reage. Assim igual quando somos picados por um inseto, instintivamente revidamos a natureza também revida nossas agreções.
Não que ela seja má, a natureza é mãe, e nos da tudo que precisamos.
Diferenças e semelhanças.
O titulo deste testo poderia ter vários outros nomes, mas em minha opinião só este se encaixa a narrativa que segue.
Não vou esclarecer ainda o porquê, quem estiver lendo e analisando cada fato logo notará:
Outro fator importante nesta explanação, é que à medida que se escreve vão surgindo detalhes importantes, e se são importantes não podem ser ignorados, isto torna a matéria muito mais extensa.
Também por este mesmo motivo. Os fatos não estarão na ordem do tempo, à medida que forem surgindo, serão colocados e comentados.
Existem ainda muitas dúvidas em relação ao aparecimento do homem na face da terra, por mais que se tenha procurado respostas, estas teimam em ficar ocultas.
Existem muitas teses, cada estudioso afirma ser de uma maneira, mas de certo ainda ninguém tem nada.
Alguns até acreditam, que o homem é descendente do macaco, não destes macacos que temos agora, mas de outro animal mais evoluído de inteligência, eu não sou nem um cientista, mas tenho minha opinião.
O homem também poderia ter vindo de algum molusco, quem sebe de algum peixe ou um pássaro, como muitos cientistas afirmam que muitos animais terrestres de hoje são descendentes de peixes ou de pássaros.
Aliás, diferente de todas as teses, eu tenho a minha em particular. Baseando-me nas atitudes do ser humano, acredito que o homem tem um pouco de cada animal, alguns agem como feras, outros parecem cordeiros, não que isto seja algum defeito, mas é a personalidade de cada um. Também tem aqueles que têm atitudes semelhantes a leões, só fazem seus filhos e as mães que se virem para criá-los, outros permanecem junto da família até quando os filhos são adultos, como elefantes e macacos.
Também como alguns animais, homens enfrentam seus rivais sem precisar de companhia, outros porem só atacam em bandos e quando não existe resistência, como hienas e cachorros do mato.
O homem é um mamífero terrestre, mas sempre teve vontade de voar, até que Santos Dumont conseguiu, outros também tiveram curiosidade de conhecer o fundo do mar e conheceram. Como (Jake Cousteau)
Acredito que não em todos, mas algum tem em particular alguma célula ou algum gene, também por este motivo algum homem tem atitudes animalescas, e atacam seus iguais, como feras enraivecidas, depois fogem covardemente, mostrando um total descontrole de seus atos.
Muitos homens entram em conflito por coisas banais, sem na verdade saber a razão que os leva a agir desta maneira.
Depois de descarregarem sua ira em cima do adversário fogem apavorados, então entram em uma luta psicológica com eles próprios, alguns tem a sensibilidade de reconhecer que errou, mas outros acham que agiram certo, mas jamais assumirão diante da sociedade e ficam alimentando um sentimento que só os tornara cada vez pior, estas atitudes são de pessoas que não evoluíram na civilização, e esquecem que nos dias de hoje as coisas não mais se resolve desta maneira.
Em um tempo não muito distante, o homem tinha ainda atitudes primitivas.
No céculo dezoito, na Europa, mais precisamente na Inglaterra conforme conta a história, alguns homens, exploravam crianças, no trabalho obrigando-as a fazerem trabalhos destinados a adultos, só porque não precisavam pagar, o que um adulto receberia, que era de três a cinco vezes mais, e eram protegidos por lei, lei esta que era feita por poderosos, em prol apenas de seus interesses.
Os operários que eram os mais pobres nem podiam reclamar, pois corria o risco de perderem seus empregos, e acabariam passando fome, e também suas famílias.
É muito difícil saber o que realmente acontece, com algumas pessoas, em um momento tem um temperamento, e em poucos instantes se transforma completamente, de um ser sensato e compreensivo, em animal feroz e agressivo, capaz de matar seu semelhante.
Esquecem que existem leis, tanto para protegê-lo quanto para puni-lo, e em lugar de se comunicar como um ser civilizado age como se fosse um animal irracional.
Muitas vezes, talvez a maioria o agredido tenha grande parte da culpa, por provocar seu agressor, mesmo sabendo de seu temperamento, o que não justifica nem um e nem outro.
Em minha opinião o homem sempre foi homem, porem mais rústico, e com o passar dos tempos foi se modificando, e adquirindo uma postura diferente.
Vários foram os fatores que contribuíram para estas mudanças, clima, alimentação, hábitos.
Algumas provas indicam de que civilizações gigantescas também existiram, mas o homem parece não dar muita importância a este fato.
Exemplos como; Incas, astecas, egípcias, Etc..., a existência de construções que ninguém explica como conseguiram fazer coisas tão grandes, sendo que nesta época não se tem noticias de que havia guindastes para suspender materiais tão grandes.
A princípio sabe-se que o homem não usava roupas, mas como começou a habitar em locais mais frios, sentiu necessidade de se proteger, então começou a procurar em plantas e animais algo que lhes servisse de agasalho.
Podemos notar até nos dias de hoje vendo fotografias antigas que o homem mudou muito seus traços, que eram muito mais rudes e hoje são bem mais suaves.
Mas esta polemica ainda terá muitas outras opiniões diferentes.
Desde o começo do mundo, o bicho homem sempre foi curioso, e por este motivo foi descobrindo coisas que podia fazer.
E a cada nova descoberta ficava maravilhado, e percebia que coisas que existentes podiam ser modificadas.
Os primeiros passos foram descobertas naturais, como a terra misturada à água formava o barro, e com o barro podia montar muitas formas diferentes.
Mais tarde a pedra e a madeira; Com a pedra tinha possibilidade de modificar a madeira,
Com o passar do tempo o homem foi percebendo que suas atitudes eram muito diferentes dos animais, que o ciclo de vida dos animais era muito menor, e que a maioria deles, sempre os descendentes era exatamente igual, que seus hábitos também eram os mesmos, sempre comiam o mesmo alimento, bem diferentes do homem que comia de varias espécies diferentes, e sempre estavam a procurar outras.
Os tempos foram passando, e a população aumentando rapidamente, mesmo por que não havia nem um tipo de preocupação com este detalhe.
Como em grupos de animais são formadas lideranças, o homem também desde os primórdios da vida, tinha seus lideres e suas lideranças.
Quando alguns não estavam contentes com seu líder, formavam um novo grupo e se afastavam do grupo antigo.
Então para alguns que se afastaram de onde havia fartura de alimentos, de frutas e raízes então a fome começou apertar. O homem começou a observar os animais que comiam peixes, também aves pescavam peixes para se alimentar e alimentar seus filhotes.
Então o homem experimentou comer peixes, e encontrou nos peixes uma fonte de alimento.
Mais tarde porem outro grupo observou que alguns animais se alimentavam com a carne de outros animais, então começou a se alimentar também de carne e fez disto também um hábito.
Em determinada época o homem descobriu que precisaria armazenar alimentos para os dias frios de inverno, quando começou a viver em lugares onde o inverno é muito rigoroso, e fica tudo coberto de neve e gelo, e não sobra nada que possa servir como alimento.
A princípio muitos morriam, mas aos poucos foram aprendendo a conviver com este tipo de clima.
Como em tudo na vida, para aprender sempre tem um preço. E antes de aprender a economizar muitas vidas foram perdidas.
Como também nos dias atuais, muita gente leva prejuízo antes de aprender a fazer as coisas de maneira correta. (Quando a cabeça não pensa, o corpo padece).
Ainda ao usar uma pedra para moldar uma madeira, bateu acidentalmente com uma pedra em outra e produziu uma faísca. A princípio levou um enorme susto, mas em seguida experimentou de propósito, e produziram muitas faíscas, o homem achou bastante interessante que quando já ao anoitecer, as faíscas produzidas clareavam tudo em sua volta, então todos queriam experimentar a novidade, e acidentalmente uma faísca maior atingiu umas folhas secas e começaram a queimar, todos que se encontravam perto saíram em disparada, sem saber o que estava acontecendo, mas como a folhagem seca era pouca, logo o fogo se extinguiu, e eles voltaram para ver o que tinha acontecido, vendo que não havia nem um perigo voltaram à brincadeira de fazer faíscas.
Mas como a curiosidade é um dom natural do homem, juntaram alguns ramos secos e colocaram ao alcance das faíscas para ver o que acontecia.
Então o fenômeno tornou acontecer, as faíscas atingiram as folhagens secas e começaram a queimar, então todos começaram a jogar mais ramos e formaram uma enorme fogueira, e também acidentalmente alguns animais acabaram caindo no fogo e morrendo queimados.
E como é da natureza do homem a curiosidade, vendo os animais assados, eles experimentaram comer e gostaram, e começaram a distribuir aos outros e mostrar como tinha acontecido.
A comunicação entre os homens ainda era bastante confusa, mesmo depois de centenas de anos não existia um dialeto definido, de acordo com o desenvolvimento de cada grupo formavam e usavam maneiras diferentes de se comunicar.
Como ainda é nos dias de hoje, os grupos elegiam seus lideres, vários eram os fatores que serviam para alguém se destacar na liderança de um grupo.
Por ser forte era mais comum, também tinha por que era mais belo, valente, esperto, também como é até hoje o homem sempre foi muito místico.
Vendo todos os fenômenos produzidos pela natureza teria que atribuir a alguém, foi então que começou a criar seus deuses e seus demônios, e para cada acontecimento tinha um nome diferente, e em cada região variava de nome.
Na verdade o homem sempre foi muito medroso, e sempre usou o misticismo para esconder seus medos, os corajosos como são até hoje são raridades, usam de esperteza para esconder seus medos, e para convencer os menos espertos.
Também no começo o homem não gostava muito de trabalhar, e nem de ter responsabilidades, a criação dos filhos era tarefa das mulheres, ele queria mais era caçar arrumar novas conquistas, se mostrar mais forte, como a maior parte dos homens ainda gosta de fazer hoje, só não faz mais por que não lhes é permitido.
A maioria dos homens mudou de atitude por influência positiva da mulher, tanto como mãe ou como companheira.
A mãe mostrando a dificuldade que era para criá-los, por que também naquela época houve dificuldades de encontrar alimentos. A natureza nem sempre foi generosa, também naquela época tinha seca e enchentes e inundações, as intempéries para alguns era fatal, principalmente aqueles que se aventurava em lugares onde a temperatura mudava mais rápido que em outras, eram surpreendidos e não dava tempo de procurar abrigo, e de guardar alimentos para a sobrevivência.
É natural em todos os homens sentimentos nobre, mas como a influencia dos pais como ainda acontece nos dias de hoje, salvo algumas esceções era a que determinava o procedimento dos filhos homens os mais poderosos, eles se tornavam mais rudes, e não deixavam se levar por emoções.
Também naquele tempo, os lideres e valentões cometiam erros que eram fatais, menosprezavam aqueles que consideravam mais fracos, mas esqueciam de considerar suas inteligências, para eles o homem era medido por seu tamanho e pela quantidade de músculos.
Os lideres convocavam os mais fortes e os levavam para as batalhas e caçadas, e deixavam aqueles considerados mais fracos junto com mulheres e crianças.
Em grande parte destas escursões eram dizimados e não mais voltavam então os fracos e os covardes tomavam conta de tudo, e os mais espertos logo tratavam de criar uma liderança, e usavam de todos os artifícios possíveis desde que os mesmos não exigissem lutar ou fazer força.
Algumas atitudes do ser humano ainda nos dias atuais são inexplicáveis, quando alguém que sempre teve um comportamento exemplar, e acidentalmente comete um delito, se torna instantaneamente alvo de criticas e desonra.
Ao contrário de outro que passou a maior parte da vida cometendo atos criminosos, e com apenas uma atitude louvável se torna um herói instantâneo.
Era nesta hora que os espertos levavam vantagem, atribuindo seu maior conhecimento, com espíritos e artimanhas, e dizendo ter feito previsões e de terem poderes junto aos espíritos.
Pra maioria dos homens a mulher só lhes interessava por algum tempo, paixões passageiras, depois só serviam para criarem seus filhos.
Só milhares de anos depois que as mulheres conseguiram ter o respeito que na verdade sempre mereceram.
As atitudes dos homens primitivos, não eram diferentes das dos homens de agora, com a diferença que hoje a maioria age de maneira civilizada, com algumas esceções, que ainda pensam que moramos nas cavernas.
Muitos jovens nos dias atuais, usam meios semelhantes aos primitivos, tentam dominar seus territórios por meio de violência, e às vezes até conseguem por determinado tempo. Mas hoje por sorte existem leis, e quando estas leis são executadas, os violentos fogem, por que todo homem que tenta dominar uma comunidade através da violência, não passa de um covarde, que só domina aonde não encontra resistência.
A vaidade do homem poderia ser medida de varias maneiras, diferente das mulheres, que sentem vaidade por ser mais bonita.
Já o homem vários quesitos são usados para determinar suas vaidades, vigor, beleza,inteligência, coragem, ousadia, esperteza, agilidade, Etc...
Embora muita gente fique falando que agora os tempos são outros, mas em verdade não estão se referindo ao tempo, e sim ao comportamento dos homens, todos de um modo geral se comportam da mesma maneira, a única diferença que agora existem leis a serem respeitadas.
As leis sim, naquele tempo eram outras, claro que a mais respeitada era a lei do mais forte, mas existiam muitas outras leis.
Cada grupo, cada tribo, ou como chamassem, tinha suas próprias leis, tinham seus lideres suas hierarquias.
O homem primitivo, também como os homens de hoje era muito ganancioso, estava sempre querendo mais, quanto mais tinha mais queria ter, e como não havia leis que proibissem de se apoderar do alheio, os poderosos avançavam sobre os fracos e tomavam tudo que eles tinham.
Tudo que tomavam era considerado conquista isto incluía terras, gado, mulheres e também crianças, que mais tarde teriam que servir aqueles que as captaram.
Quando se encontravam dois grupos fortes, normalmente venciam aqueles que eram mais organizados e treinados, e que tinham um líder mais competente.
Cada vez que conquistava novos povos, nova terra se tornava mais poderoso e respeitado.
Muitas de suas conquistas eram atribuídas aos Deuses e aos espíritos, que muitas vezes eles mesmos não acreditavam, mais para que seus homens mantessem o temor e o respeito usavam destes artifícios.
Também existiam pequenos grupos de rebeldes, que não aceitavam ser dominados, mas seus argumentos não eram suficientemente fortes para formar um grande grupo, igual como temos nos dias de hoje, eles porem agia de maneiras diferentes. Já que não podiam se manifestar diante dos poderosos, faziam tudo as escondidas, tentando convencer aqueles que estavam descontentes a juntarem-se a eles, mas também como a personalidade do homem também não mudou, naquele tempo também tinha os traidores, que acabavam os entregando.
Só que naquela época não tinha perdão, traição era sinônimo de morte.
Voltando a um tema ainda até hoje discutido, (roupas). As roupas a principio, eram uma necessidade, serviam como proteção, mas o homem sempre foi vaidoso e invejoso, mesmo na época eram criados os modelitos, com peles penas e fibras, cada um queria tornar sua vestimenta mais interessante, de acordo com os adereços que usava, demonstrava o seu grau de poder.
Também muitos usavam para impressionar os inimigos, ou ainda para atrair as mulheres, que mais tarde por dispor de mais tempo e habilidade para confeccionar.
O gosto feminino até os dias de hoje é indiscutível
Ela sabe aquilo que mais se adapta ao seu corpo e a torna mais atraente, a maioria dos homens, tem convicção que as mulheres se enfeitam para agradá-los, mas na verdade nem sempre é isto que acontece. Muitas mulheres se vestem para afrontar suas rivais, aquelas que elas acham que podem lhes trazer alguma desvantagem diante da sociedade, outras porem simplesmente por que se vestirem bem lhes da satisfação a exibir as roupas mais bonitas, e tornam seus corpos mais interessantes. Algumas também pelo fato de estarem bem vestidas fazem com que sejam mais respeitadas. Em fim todos os argumentos são válidos.
Uma coisa muito discutida são sobre direitos da mulher, ou ainda deveres da mulher.
Apenas um parecer pessoal, a mulher sempre teve seus direitos. Quando esteve na companhia de um homem de verdade, quando soube escolher seu parceiro, pelas qualidades e não pela aparência.
Um homem que se considera, sabe dar o devido respeito para uma mulher de verdade, por que infelizmente, como tem homem sem qualidade, também tem muita mulher que não sabe se valorizar, e pensa que está fazendo a coisa certa quando se deixa ser usada como um objeto descartável, e depois fica a reclamar os seus direitos.
Mulheres inteligentes não precisam reclamar seus direitos elas fazem acontecer naturalmente.
Tem muita gente que diz que a mulher está ocupando cargos que eram exclusivos de homens, na verdade não é bem assim, o homem é que está explorando as mulheres, e quando elas pensam que estão adquirindo direitos estão perdendo direitos, por que a mulher que é mãe já cumpre uma tarefa das mais nobres, cuidando dos seus filhos, por ninguém no mundo cuida melhor dos filhos do que a mãe, o instinto materno ninguém pode substituir, e homem é que tem o dever de sustentar os filhos, a mulher sim pode ajudar, mas não da maneira que nos dias atuais a sociedade afirma que a mulher está adquirindo direitos.
Mas se analisar bem os fatos verá que é ao contrário, a mulher está voltando aos tempos das cavernas quando sem a ajuda do homem tinha que sustentar os filhos, por que os homens estavam caçando ou estavam em guerra, ou ainda mais estavam com outras mulheres.
Exatamente como está acontecendo nos dias de hoje.
Também é verdade que a maior percentagem da sociedade, famílias vivem em perfeita harmonia, indiferente a classe social.
A idéia de família permanente, e unida, não é privilégio de uma ou de outra classe social.
Também não é privilégio do homem o abandono da família, muitas vezes a mulher abandona a família, até mesmo num ato influenciado por outras pessoas, por que não está tendo as emoções que pensava ter com seu companheiro, ou alguma promessa de fantasia que imagina que poderia ter, tudo depende da formação de cada individuo, da estrutura psicológica que recebeu dos pais, ou ainda que não recebesse.
Aqui fato que concorda com minha tese de que o homem sempre foi homem e nunca foi macaco
Ancestral mais antigo contraria a idéia de que homens teriam evoluído de chipanzés
A descoberta do mais antigo ancestral dos humanos já conhecido contraria a idéia de que os homens teriam evoluído de chimpanzés primitivos, afirma um estudo publicado na edição dessa sexta-feira (2) da revista americana “Science”.
O trabalho aponta para uma evolução paralela de macacos e humanos após a separação das duas famílias, milhões de anos atrás. O pivô da discussão é o fóssil de uma fêmea da espécie Ardipithecus ramidus. Batizada de Ardi, ela tem 4,4 milhões de idade.
O esqueleto fossilizado de Ardi foi descoberto no início dos anos 90, na Etiópia, e recuperado entre 1992 e 1994. A equipe de pesquisadores, coordenada por Tim White, do Centro de Pesquisa sobre Evolução Humana da Universidade da Califórnia em Berkeley, analisou o crânio, os dentes, a pélvis, mãos, pés e outros ossos do fóssil e identificou características que não são nem humanas, nem dos macacos, até então desconhecidas.
“Esta criatura é um mosaico interessante, não é nem chimpanzé nem humana”, afirmou Tim White, observando que a mão de Ardi é “inclusive mais primitiva que a de um chimpanzé”. As linhagens que evoluíram no Homo sapiens moderno e nos macacos atuais provavelmente descenderam de uma mesma espécie que viveu entre 6 milhões e 7 milhões de anos, segundo o pesquisador.
Desde a descoberta de “Lucy”, um fóssil de Australopithecus de 3,2 milhões de anos encontrado em 1974 também na Etiópia, os cientistas procuram pelo último ancestral comum entre homens e macacos. No entanto, o novo estudo alimenta poucas esperanças.
“A única maneira de saber como era esse ancestral é o encontrando”, disse White, citando uma frase de Charles Darwin.
Fonte: Uol- Foto: Uol - *Com informações de AP e AFP – Postado por: Adriana Amorim-via:Guia-me
Outubro 2, 2009 - Publicado por inforgospel.com. br | . INFOR BLOG | | Sem comentários ainda
Continuando minha comparação, que é apenas o que eu penso, logicamente baseando-me nas informações todas que existem em vários livros que abordam o assunto.
Mesmo com todo o conhecimento e da tecnologia dos dias de hoje, ainda não há um consenso preciso sobre o aparecimento do homem, e de sua verdadeira descendência.
Cada seguimento tem sua versão, os cientistas falam uma coisa, os pesquisadores já têm outra versão, os religiosos têm um pensamento totalmente diferente, e os leigos... Bem os leigos podem pensar o que bem quiser, o que os dizem ninguém escuta mesmo!
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)
